FIA explica por que baniu aletas no halo da Ferrari

FIA explica por que baniu aletas no halo da Ferrari

Foto de Portal F1

Diretor de provas da Fórmula 1 diz que estrutura não é para ajudar na rigidez do espelho

A FIA explicou por que a interpretação "liberal" e "tênue" da Ferrari das regras da Fórmula 1 sobre a montagem de espelhos retrovisores no halo foi proibida após apenas uma corrida.

A novidade atraiu a atenção de várias equipes. O diretor técnico da Force India, Andrew Green, disse que achava que o design não era permitido, no entanto ele havia sido aprovado legalmente para o uso. No entanto, a FIA procurou a Ferrari e esclareceu que o time de Maranello precisaria alterar o dispositivo para a próxima corrida em Mônaco, e o diretor de provas da F1, Charlie Whiting, explicou por quê.

"É uma interpretação liberal da palavra 'montagem', porque é assim que eles tornaram isso legal", disse ele. "A interpretação depende se pensamos que é uma montagem ou não. Nós, de alguma forma, pensamos que não é.”

"Eles acham que isso contribui para a rigidez do espelho. Eu duvido que as aletas estariam ali se não houvesse uma vantagem aerodinâmica mensurável, mas hoje em dia isso não precisa ser grande.”

"Enviamos uma diretriz técnica há algumas semanas em resposta a uma série de perguntas de outras equipes sobre o princípio de montar um espelho no halo, que era aceitável.”

"Nós respondemos sim, e demos algumas estipulações. Tem que ser uma montagem. É apenas uma questão de interpretação e tal interpretação tênue não é algo com o que estamos felizes."

Ferrari SF71H mirror detail, Spanish GP

Ferrari SF71H retrovisor, GP da Espanha

Foto: Giorgio Piola

Whiting disse que se o design aparecer em Mônaco isso será reportado aos comissários. Perguntado se o dispositivo foi efetivamente banido, apesar de não violar um regulamento específico, ele respondeu: "sim, você pode dizer isso".

A Ferrari foi autorizada a continuar andando com os espelhos na Espanha, porque existia um precedente da FIA "razoável", que não se tratava de uma quebra de regra clara, apenas uma interpretação diferente. No entanto, Sebastian Vettel não entendeu a imposição da FIA.

"Para nós é simples, nós vemos melhor", disse ele. "Esse foi o ponto de movê-los”.

"Pedimos já no início do ano, durante o primeiro ajuste com o halo, se podíamos mover os espelhos para o halo."

Visão de especialista, por Gary Anderson

A Ferrari foi a primeira equipe a mover seus espelhos retrovisores do chassi para o halo. Claramente, seu objetivo era puxar mais fluxo de ar para a abertura superior dos sidepods.

Esta aleta superior está a uma certa distância da abertura, mas fazer o fluxo girar nesta direção significa que a baixa pressão de ar atrás do radiador interno puxará o fluxo de ar para o duto de entrada e, portanto, através do radiador.

O espelho em si não está muito longe da posição de montagem original, por isso claramente não foi feito tendo a visão traseira como a principal motivação, apesar de Sebastian Vettel dizer que faz diferença.

Montá-lo com um suposto 'apoio' secundário também revela efetivamente o raciocínio da Ferrari. Minha grande pergunta é: por que a Ferrari foi autorizada a andar com eles? Os espelhos originais ainda estavam lá, como vimos na sexta-feira.

A FIA foi bem dizendo que o time deve mudar tudo para Mônaco, assim as coisas não sairão do controle. Mas, na realidade, isso deveria ter sido dito na quinta-feira antes do início do evento.

Reportagem adicional por Roberto Chinchero

Sebastian Vettel, Ferrari SF71H with mirror on halo

Sebastian Vettel, Ferrari SF71H retrovisor no halo

Foto: Mark Sutton / Sutton Images

Fonte: https://br.motorsport.com/f1/news/fia-explica-por-que-baniu-aletas-no-ha...

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <p> <iframe>
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.